sexta-feira, 30 de abril de 2010

Nosso projeto





Em 2008, nossa missão, como estudantes de jornalismo da PUC-SP era entregar um TCC. O que para muitos é um martírio, para nós foi uma experiência incrívelmente enriquecedora. Elaboraros um rádiodocumentário de aproximadamente 1 hora sobre a Ilha de Búzios, uma das ilhas do arquipélago de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Nosso projeto é dividido em seis programas temáticos de aproximadamente 10 minutos cada. Neles, fizemos um resgate da história da Ilha de Búzios, como as mudanças econômicas vividas desde a década de 1940, além de relatarmos como essa comunidade vive hoje. Abordamos os principais aspectos do cotidiano dos caiçaras dessa ilha, como: alimentação, saúde, trabalho, educação, religião e costumes. Com isso, pretendemos contar como eles viviam e como vivem atualmente.

Nosso radiodocumentário tem o objetivo de registrar o modo de vida ilhéu, por meio de histórias e experiências contadas por moradores da Ilha de Búzios, que fazem parte da tradição caiçara. Escolhemos o rádio como nosso mídia pois acreditamos que respeitar a oralidade característica desses povos era uma obrigação. Os programas têm a intenção de resgatar costumes antigos e de contar como e porque alguns hábitos tradicionais perderam espaço ou sofreram alterações no cotidiano dos buzianos.
Nossos programas de rádio contaram com o apoio técnico de Ernesto Foschi e Ronaldo Barbosa. As músicas utilizadas são de Luis Perequê, Cintia Ferrero e do Grupo Raízes de Ilhabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário