sexta-feira, 30 de abril de 2010

Programa 5: Balanceia, meu bem...


Um dos hábitos caiçaras que vem se perdendo com os anos é a celebração das festas nas comunidades. As folias eram feitas em homenagem aos santos católicos.

A celebração de festas religiosas nas comundades caiçaras de Ilhabela são cada vez mais raras, diferente do que acontecia no passado, quando as folias em homenagens aos santos ocupavam quase todo calendário dos buzianos. Apesar de seguirem a religião católica, os caiçaras nunca tiveram o hábito de freqüentar igrejas e só demonstravam sua fé durante as festas.

Os bailes duravam a noite toda e eram animados por instrumentos tradicionais como a viola branca e a rabeca, uma espécie de violino artesanal. Com eles, os caiçaras brincavam o quebra chiquinha, a ciranda, o pau de fita e o saravalha.

Quando a lavoura perdeu espaço para a pesca, o hábito de celebrar santos se enfraqueceu. Além disso, com a chegada da igreja evangélica em Búzios há mais de 30 anos, a maioria dos caiçaras se converteu e a nova religião que não permite celebrar os santos.

Para tentar preservar a cultura caiçara, uma das estratégias é ensinar o conteúdo acadêmico nas escolas das comunidades tradicionais a partir de elementos típicos da cultura caiçara, seguindo o método proposto pela Secretaria de Educação do município.

Ouça nosso programa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário