sexta-feira, 30 de abril de 2010

Programa 1: Buzianos, caiçaras, brasileiros...



Até a chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil, o município-arquipélago de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, era habitado por índios. Com a ocupação européia, Ilhabela tornou-se ponto de comércio de escravos. Dessa miscigenação indígena e européia, somada à influência africana, nasce a cultura caiçara.

O arquipélago abriga 17 núcleos de comunidades tradicionais caiçaras fora da área urbana. Três desses núcleos estão na Ilha de Búzios, onde, em 2008, viviam 55 famílias, divididas nas comunidades de Porto do Meio, Guanxumas e Pitangueiras.

Desde a criação do Parque Estadual de Ilhabela, em 1977, boa parte do arquipélago tornou-se área de proteção integral, o que restringiu o modo de vida caiçara, já que não foram criadas políticas para amenizar o impacto das leis sobre as comunidades.

Em fevereiro de 2007, foi instituída, por meio de decreto, a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, que reconhece os caiçaras como povos tradicionais e prevê solucionar os conflitos existentes nas Unidades de Conservação.

Ouça nosso programa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário